Código: | OP00032 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PCCC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Maria Leonor da Graça Saraiva |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado Maria Leonor da Graça Saraiva |
Português
Mobiliza literacias múltiplas na compreensão dos fenómenos do mundo atual: revela conhecimentos básicos nas
várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.
Gere eficazmente a informação relevante para a sua área académica e profissional.
Regula a sua ação de acordo com os princípios éticos e deontológicos da profissão.
Revela autonomia na abordagem e resolução de problemas.
Analisa e avalia fontes de informação de áreas específicas do conhecimento.
Utiliza uma linguagem científica apropriada a diferentes contextos e públicos.
Revela capacidade de reflexão sobre o papel dos media na divulgação e comunicação da ciência.
Analisa documentos de jornalismo científico, identificando a qualidade dos assuntos do ponto de vista científico e jornalístico assim como a credibilidade das fontes.
Elabora documentos de jornalismo científico.
1. A comunicação de ciência:
1.1 Modelos de comunicação.
1.2 Caraterísticas de um comunicador de ciência.
2. As várias modalidades de jornalismo científico:
2.1 Tipos de periódicos e critérios distintivos: periódicos generalistas, sensacionalistas, populares e de especialidade.
2.2 Leitura, análise e revisão crítica de textos selecionados de “divulgação científica” em diversos tipos de periódicos e em livros/revistas confiáveis da especialidade.
2.3 Produção de textos de divulgação científica: critérios de transformação de um artigo científico.
3. Análise e discussão crítica de textos que fazem notícia, envolvendo informação relacionada com a Matemática:
3.1 A omnipresença social dos números.
3.2 O uso, não uso, mau uso e abuso que se faz da Matemática.
Numa unidade curricular em que se pretende promover a comunicação e divulgação de ciência procurando
desenvolver a cultura científica, numa perspetiva crítica de construção e divulgação de textos em suportes
comunicacionais diversos, parece ser adequado apresentar não só os conceitos e critérios de divulgação de ciência através dos media, mas também as questões associadas à fiabilidade das fontes de informação em ciência, tecnologia e matemática e à recontextualização da linguagem científica, adequada a públicos diversos em suportes adequados.
A transformação do conhecimento científico em informação jornalística científica fiável será fonte de análise
permanente ao longo das sessões de trabalho, constituindo um contexto facilitador para a aprendizagem da
transformação destas linguagens. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Pesquisa documental e em base de dados; b) Discussão orientada de temas/textos/resultados de pesquisas; c) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o professor, designadamente online; e) Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa; f) Elaboração de textos ou de produtos multimédia, visando a divulgação de aspetos da cultura científica a públicos diversificados.
As metodologias de ensino centram -se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos básicos sobre a construção do conhecimento
científico nas suas várias dimensões, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia -se a realização de atividades de discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem as interações que a ciência e a tecnologia estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados. A flexibilidade de seleção dos assuntos em discussão visa responder aos interesses das/os estudantes, focando o papel dos media na comunicação de ciência.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos escritos 70%; participação individual 30%.
Buescu, J. (2007) O fim do mundo está próximo? Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2011) Casamentos e outros desencontros. Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2007). Passeio aleatório. Pela ciência do dia-a-dia. Lisboa: Gradiva.
Endereços em WWW
http://www.unesco.org/science/index.shtml Unesco
http://www.eurekalert.org/ – Notícias de Ciência, Medicina e tecnologia
http://www.planetark.com/index.cfm Temas de ecologia
http://ciencia.nasa.gov/headlines/news_archive.htm Site da NASA
http://noticias.terra.com.br/ciencia/ Terra Ciência e Meio Ambiente
http://www.cienciapt.net/ Informação de Ciência, Tecnologia e Inovação
Revistas (consulta através da b-on)
http://www.nature.com/index.html Nature
http://www.sciencemag.org/ Science
http://www.newscientist.com/home.ns New Scientist
http://www.sciam.com/ Scientific American
http://www.larecherche.fr/ La Recherche
|